sexta-feira, 17 de junho de 2011


21 de junho de 2011
Histórias para mudar o mundo


Desde a RIC, Rede Internacional de Contadores de Histórias, trazemos-lhe este convite para que participes da nossa celebração: Histórias para mudar o mundo, neste 21 de junho de 2011 e,  posteriormente, em 21 de junho de cada ano.


Iremos colocando todas as atividades relacionadas com contos que nos informem e aconteçam neste 21 de junho de 2011.

No último Simpósio Internacional de Contadores de Histórias, celebrado no ano passado no Rio de Janeiro, Brasil, reunimo-nos vários coordenadores da RIC e concordamos por unanimidade, estabelecer esta data para celebrar o nascimento da RIC, e difundir e aprimorar a arte de contar histórias com o tema: Histórias para mudar o mundo.

A proposta é convidar e convocar a todas as pessoas que queiram se somar a este festejo: Cuentacuentos, Storytelling, narradores espontâneos, bibliotecários, professores, pais, avós, jovens e todos aqueles que tenham interesse em participar, para que narrem contos nesse dia em diferentes locais: escolas, bibliotecas, colégios, casas de família, praças, parques, centros culturais, salas teatrais. 

Com estas ações estaremos multiplicando o efeito de celebração que procuramos e estaremos -entre todos- narrando histórias para criar uma nova realidade, e começar a sentir que estamos construindo um mundo melhor através da palavra e dos contos. 

Se contares histórias no dia 21, envia-nos um e-mail a red@cuentacuentos.eu  e nós colocaremos a informação no site e no blog de Histórias para mudar o mundo.
Informações no email:
Nome da pessoa que vai contar as histórias.
Local onde vai contar: (nome do local, rua, cidade e país)
E o horário.

Também podes enviar uma fotografia do momento em que estiveres contando histórias nesse dia 21, ou um enlace de youtube com a sua intervenção para que coloquemos no site. 


Muito obrigado por se juntar a esta proposta!

Un saludo,
Enrique Páez y Beatriz Montero 













Red Internacional de Cuentacuentos (RIC)
International Storytelling Network (RIC)
E-mail: red@cuentacuentos.eu   


Eu celebrarei, contando histórias aqui em Guarulhos:


10h - Bosque do Atleta:
Parque Municipal José Hettefleis – Bosque do Atleta - R. Filomena
Biondi, s/n, Torres Tibagy, Guarulhos/SP, Brasil
Como chegar:
http://maps.google.com.br/maps/ms?ie=UTF8&hl=pt-BR&msa=0&ll=-23.458129,-46.546884&spn=0.017047,0.027595&z=15&msid=210277046248393054265.0004992c8ecac98363b54

 14h - Reunião do Geoparque Ciclo do Ouro, Guarulhos/SP, Brasil

domingo, 12 de junho de 2011

Ciclo Joanino*
Estamos na véspera de santo Antoninho... noite de simpatias pra arrumar namorado... marido... amor!

Qdo. a gente era menina, eu e minhas primas deixávamos uma bacia com água na noite de véspera, com alguns nomes dos meninos que a gente gostava (rsrsrs), tudo dobradinho, boiando naquela água, que ficava tomando o sereno... a luz da Lua... pela manhã, abria um papelzinho...era o nome do menino que a gente iria namorar...

Havia quem botasse o santo de cabeça pra baixo ou lhe retirasse o menino dos braços, dizendo que as coisas só voltariam nos conformes, se o santo lhes trouxesse o moço com quem elas namoraríam/casaríam...

"Narra-se, como fato histórico, que uma jovem rezava frente à imagem do santo — a mesma existente no convento do Tabuleiro da Baiana — quando viu balançar, em gesto afirmativo, a cabeça do Menino Jesus que a imagem do santo tem nos braços. O gesto pareceu à jovem a resposta aos pedidos diários que vinha fazendo, ante o altar de Santo Antônio, para que um certo Manuel se decidisse a casar. Origem ou não, diz-se que nasceu daí a devoção a Santo Antônio, de quantas jovens andam em busca de namorado ou que, já o tendo, desejam com ele casar." *

Tem lenda que diz que duas moças não tinham dinheiro para o dote, e portanto não arranjariam marido para casar. Santo Antônio teria jogado um saquinho de moedas pela chaminé das duas moças desamparadas. Este episódio teria dado origem à sua fama de ajudar as moças a  encontrarem marido.

Outra, ainda, diz que uma bonita jovem estava desesperançada de casar, sempre esperando por um noivo que nunca chegava. Pegou-se então com Santo Antonio, o santo casamenteiro. Comprou uma imagem do santo, levou para benzer e fez um altar em sua casa. Todos os dias prestava fervorosa devoção e lhe dava um tostãozinho de promessa. Passaram-se semanas, meses, anos e... nada de casamento... O noivo tão sonhado não aparecia, nem se ouvia dizer de algum moço bonito, ou mesmo qualquer moço que tivesse interesse por ela. Depois de muita lamentação com sua velha mãe sobre o poder de milagre de santo Antonio, que agora ela botava dúvida, pegou a imagem num rompante de desespero e atirou-a pela janela. Acontece que nessa hora - lá na rua embaixo de sua janela - passava um moço bem bonito, que recebeu em sua cabeça a pequena imagem do santo. Apesar do susto pegou-a e, vendo de onde tinha saído, resolveu bater à porta para devolvê-la. Deu de cara com a bonita moça, toda sem graça... Trocaram olhares, apaixonarm-se e dentro de alguns tempos, aconteceu o tão sonhado casamento.

No dia do santo (13 de junho) igrejas que o homenageiam distribuem pão bento que deve ser guardado junto aos alimentos, pra não faltar nunca... minha vó sempre tinha um pãozinho de santo Antonio dentro das latas de arroz e feijão... delícia de lembrança!!!

* Para saber mais:
http://www.jangadabrasil.com.br/temas/junho2010/te13706a.asp
http://www.jangadabrasil.com.br/temas/junho2010/te13706f.asp