sábado, 29 de março de 2008

Contação de Histórias na Praça Getúlio Vargas - 29/03/08 - Botando a palavra pra andar!

HOJE NÃO TEM FOTO, VIU?

Passei na praça às 10h. Tinha um bocado de gente admirando a fonte...aproveitei eles estarem encantados e fui, rapidinho, até a copiadora lá perto pra encomendar um serviço.

Quando voltei, tinha um grupo me esperando...eram umas pessoas que participaram da contação semana passada. O grupo daquela criança de alma educada, lembram? Pois é, tomei bronca por estar "atrasada": "_Cê disse dez e pouquinho e já são dez e vinte! A gente achava que cê não vinha mais!!!".

Gostei de levar bronca, acreditam? Nunca que eu imaginei que gostaria disso...muito bom mesmo a gente saber que o trabalho é lembrado, que as pessoas querem mais...sempre haverá mais...
Três garotas que estavam por ali - a Alessandra, a Aline e a Amanda - chegaram mais perto, com uma outra senhora (esqueci o nome dela...que feio!).

Contei alguns mitos gregos, outros da cultura popular brasileira, algumas histórias da minha avó, falei da Sherazade...mas o mais legal foi quando eu contava a fábula "A galinha dos ovos de ouro", do La Fontaine: na parte da história em que o fazendeiro mata a galinha e corta a barriga dela pra achar a máquina de fazer ovo de ouro - e percebe que por dentro era uma galinha como todas as outras galinhas, uma das meninas perguntou pra mim:

"_Ah! Eu não acredito! Como é então que ela fazia pra botá ovo de ouro?!"
Eu disse pra ela que a galinha era mágica, e ela gostou.

Na história, de origem árabe, "As mil e uma noites" a senhora cujo nome eu não me lembro, disse assim:
"_Ai, que bonito o amor, né? Tá vendo como a história leva amor? Ela conseguiu transformar o homem porque quando a gente ouve história, dá um sono danado. Daí ele amoleceu e ficou bom."

No mito grego "Deméter e Perséfone" - Hades rapta Perséfone (que ainda era Core). Nessa hora, aquela menina que não acreditou na galinha que botava ovo de ouro sem máquina, com a boca aberta falou assim:
"_Mas ó, isso tudo é invenção sua, né?"
Daí eu disse que não, terminei a história e conversei com elas sobre os mitos. Foi muito bacana! Elas acham que tem muito Hades espalhado pelo mundo, inclusive na Praça Getúlio Vargas...
"_É bom ficar mais esperta..."

Saímos juntas da praça.
Gostei de conhecer as meninas.
Elas disseram que voltarão.
Eu espero que sim.

domingo, 23 de março de 2008

Contação de Histórias na Praça Getúlio Vargas - 22/03/08 - Botando a palavra pra andar!






Por conta do feriado de Páscoa, a praça foi pouco procurada...

As crianças escolheram as histórias e os clássicos vieram com força: "Chapeuzinho Vermelho" e "João e Maria", por exemplo...a maior parte dos adultos não conhecia essas histórias...

Ao final da contação, observei que quando os adultos puxavam as crianças pelas mãos, eram chamadas à atenção, pelas mesmas, pra que se despedissem de mim...coisa de gente com a alma educada...ADOREI!!!