terça-feira, 10 de julho de 2007

Seu Misael

Meu pai é um baiano, lá de Campo Formoso. É muito sossegado e sempre teve esse jeito que diz que a vida é boa, em um tempo só dele, que eu gostava e gosto muito de sentir. Pra mim, era um passarinho, por viver cantando e gostar tanto dos de sua espécie – os passarinhos, de toda qualidade.

Bem pequena, convivi com um loro que adorava esse homem! Andava livre pelo quintal, falando muito. Pela manhã, acordava todo mundo:_ Vó, dá café pro loro!!!Nem o Zé Bétio falando no rádio, ganhava dele!

Um dia o loro sumiu e eu chorei muito, embaixo da mesa da cozinha - eu sempre chorava embaixo da mesa da cozinha. Meu irmão, compadecido com minha tristeza e, querendo me imitar, ficava comigo, chorando também. Depois de alguns dias meu pai achou o loro na casa de um vizinho sem-vergonha que tava bem quietinho, achando que a gente ia parar de procurar o bichinho...O que ele não sabia é que ninguém podia com aquela família, quando apaixonada!

Seu Misael sempre foi louco por criança, por bicho e por planta. E as crianças eram apaixonadas por ele. Só o olhavam e já esticavam os bracinhos, jogando o corpo pra frente, querendo seu colo!

Lembro das horas em que ele comia, revirando o prato com um montão de coisas, que pra mim eram momentos especiais e criativos.

A boa comida:

Botava primeiramente cebola e alho picadinhos. Depois era a vez do feijão fresquinho e bem temperado da minha mãe. Agora sim, é claro, a farinha, coberta pelo arroz. Em cima disso tudo iam mistura (carne!) e os legumes ou verduras. Era uma época boa, de comida saudável e suficiente. Eu gostava também de comer só feijão com farinha, que ele me ensinou a fazer...

Êta coisa boa essa, de lembrar de pai da gente, quando a gente era criança...

O meu mora lá em Mongaguá/SP. Estive com ele neste fim de semana e a gente caminhou pela praia no fim de tarde, vendo o Sol ir dormir e a noite dando sua cara...que tava linda, por sinal! Tivemos certeza que somos abençoados! Ficamos assim, emocionados a olhar o grande mar e penso que foi um dos momentos mais felizes de minha vida!

Seu Modesto é gente boa, jeito manso e tranqüilo que minha alma precisa sentir, sempre!